Planos deverão cobrir em 2010 até exame que mapeia o câncer

O GLOBO (ON)LINE

 


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) poderá incluir, nas coberturas obrigatórias dos planos de saúde, exames como os de pet-scan oncológico e transplante de medula óssea, entre outros. A agência reguladora abriu na terça-feira a consulta pública que vai atualizar o rol de procedimentos em saúde, ou seja, a cobertura mínima obrigatória para todos os planos de saúde contratados desde janeiro de 1999 (74% do total).

Entre as mudanças, estão a unificação das tabelas dos procedimentos médicos e odontológicos e a inclusão de transplantes. O pet-scan, por exemplo, é um exame de imagem que diagnostica precisamente células cancerígenas. A grande vantagem é a capacidade de medir o metabolismo das lesões, demonstrando a presença de alterações funcionais antes mesmo que a anatomia seja afetada e detectada, permitindo assim o diagnóstico precoce. Atualmente, os pacientes arcam com esses custos ou sofrem para conseguir liberação de seus planos.

Além do transplante de medula e do pet-scan, o novo rol ainda incluirá o marcapasso multissítio, as cirurgias torácicas por vídeo e a prótese dentária unitária (coroa e bloco). Também será ampliado o número de consultas de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, psicoterapia e nutrição, conforme a necessidade do paciente.

O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), Arlindo de Almeida, ressalta que, toda vez que mais procedimentos são incluídos no rol obrigatório, maior é o custo das operadoras.

- Isso também ocasiona reajuste de preços para os beneficiários."

A nova lista deve entrar em vigor em abril do ano que vem, após realizados todos os cálculos necessários para medir o impacto das mudanças. Em outubro, a ANS divulgará o resultado.

Para participar da consulta, o interessado (médico, operadora ou beneficiário) deve acessar o site da ANS , ir ao menu principal e clicar no item Transparência e, em seguida, em Consultas Públicas. A que trata do rol dos procedimentos é a 31. Basta enviar o formulário de contribuição preenchido. Ele ficará disponível por 30 dias.

Cibele Gandolpho - Diário de S. Paulo

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresas não são obrigadas a cumprir aviso prévio de 60 dias para cancelamento de plano de saúde

PLANOS NÃO PODEM OBRIGAR TRANSFERÊNCIA DE HOSPITAL

SÚMULA NORMATIVA - Nº 25, DE 14 DE SETEMBRO DE 2012