MANUAL E GUIA AJUDARÃO BENEFICIÁRIOS A CONTRATAR PLANOS DE SAÚDE


Data: 5/10/2009
Fonte: ANS

Na quarta-feira, 30 de setembro, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no Diário Oficial da União a Instrução Normativa DIPRO nº 20, que regulamenta o Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde (MPS) e o Guia de Leitura Contratual (GLC).

Ambos são os novos instrumentos criados pela ANS para facilitar a leitura do contrato e orientar os beneficiários sobre os principais aspectos a serem observados no momento da contratação de um plano de saúde.

O MPS e o GLC, previstos no artigo 24 da Resolução Normativa nº 195/09, alterada pela RN nº 200/09, entrarão em vigor no dia 15 de outubro.
 
A IN DIPRO nº 20 define as regras para a utilização do MPS e do GLC pelas operadoras e apresenta os modelos que deverão ser seguidos pelas empresas, inclusive quanto ao tamanho e tipo das letras.

O material deverá ser entregue em meio impresso ou digital, conforme a preferência do contratante. O beneficiário deverá receber o manual antes da assinatura do contrato. Nos planos individuais o manual será entregue ao beneficiário titular.

Nos planos coletivos, será entregue ao representante da pessoa jurídica contratante ou Administradora de Benefícios e aos beneficiários titulares até a assinatura da proposta de ingresso no plano. O guia de leitura contratual chegará às mãos do beneficiário titular junto com o cartão de identificação, independentemente do tipo de contratação.

Acesse o normativo

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tratamento de obesidade mórbida em clínica de emagrecimento pode ser custeado por plano de saúde

Direitos da pessoa com câncer

Beneficiário de plano de saúde coletivo tem legitimidade para questionar rescisão unilateral por operadora